Sindicato das Empresas de Hospedagem Alimentação do Grande ABC

PALAVRA DO PRESIDENTE



Dia da Contabilidade–do sonho ao mundo dos negócios

Roberto Moreira*

O exercício da contabilidade diária é essencial para garantir uma gestão financeira segura. A prática desse conceito no dia a dia é responsável por administrar todos os dados e números relacionados à boa gestão da empresa. Com base na importância dessa função, o SEHAL (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) presta apoio contínuo aos contadores da Região. Parabéns pelo Dia da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, mas lembrado diariamente!

São os contadores a principal interface com a empresa, devem estar atentos a todas as mudanças para executar ou levar a informação aos empresários. Para contribuir com o desenvolvimento da categoria, representada pelo SEHAL, que tem sob a sua jurisdição cerca de oito mil estabelecimentos no Grande ABC, o sindicato patronal oferece diversos tipos de serviços e benefícios, com destaque em 2017 para a assessoria na área jurídica, que diariamente oferece suporte, esclarece dúvidas e orienta para a correta aplicação das Convenções Coletivas e legislação.

Por conta da Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em 11 de novembro de 2017, o SEHAL realizou no ano passado quatro workshops, que envolveram mais de 300 participantes, para atender à grande demanda e dúvidas sobre o tema. Desenvolvido pelos advogados do SEHAL, Dr. João Manoel Pinto Neto e Dra. Denize Tonelotto, especializados em direito Sindical e Trabalhista, os encontros tiveram a presença maciça de contadores da Região em busca de informações e atualizações sobre as mudanças e alterações que impactaram na relação entre patrão e empregado.

Outro assunto polêmico, que envolveu a participação dos contadores, foi a aplicação da Lei da Gorjeta, que provocou diversas dúvidas sobre sua correta aplicação. Para dar suporte ao setor, o SEHAL realizou cinco workshops, que também teve adesão de mais de 300 participantes. 

História- O patrono da contabilidade brasileira, o senador João Lyra Tavares, defendeu em 25 de abril de 1926, em São Paulo, a necessidade de ensinar nas escolas os fundamentos da contabilidade. Para o senador, não bastava somente oficializar o ensino, mas era necessário também estabelecer os direitos e as obrigações dos profissionais que trabalhavam com contabilidade. Tudo o que defendeu, acabou por se concretizar.

O termo contabilista só foi introduzido na legislação brasileira em 1943, na CLT, e, em 1945, no Decreto-Lei nº 9295/46, como sinônimo de contabilidade ou de campo profissional, atuação esta exercida pelos técnicos em Contabilidade, profissionais de ensino médio-técnico, e pelos contadores, profissionais de ensino universitário.
Neste dia 25 de abril, que se comemora o Dia da Contabilidade, os profissionais, contadores e técnicos devem celebrá-lo, pois através de suas técnicas possibilitam que as pessoas jurídicas se integrem na sociedade e realizem seus sonhos e negócios. Parabéns!

*Roberto Moreira, presidente do SEHAL (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) e da AETHAL, a associação das empresas dos setores de alimentação e hotelaria.
 

INSTAGRAM

FACEBOOK

PESQUISA

Qual horário para os nossos cursos seria o mais interessante para você?

  • Das 15:00 as 18:000
  • Das 18:30 as 21:30
  • Das 09:00 ao 12:00

Parceiros

Base Territorial

FIQUE POR DENTRO NAS REDES:

  • Endereço |Contato
  • Sehal - Sindicato de Hospedagem Alimentação do Grande ABC
  • Rua Laura, 214 - Vila Bastos, Santo André - SP
  • Contato: (11) 4994 2866 | E-mail: sehal@sehal.com.br

NEWSLETTER